Em publicação humorada, prefeitura de Alto Araguaia conscientiza sobre ato de depredação ao patrimônio público

A peça está entre as mais engajadas e representa as estratégias do departamento de assessoria de comunicação da prefeitura.

Por Réulliner Rodrigues | Assecom/AIA

Facebook.com/prefaltoaraguaia

Um ato de depredação ao patrimônio público foi alvo de humor nas redes sociais oficiais da prefeitura do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) nesta semana. A publicação com os personagens “Mariane e Elias” rapidamente viralizou após o casal ter danificado o paisagismo na obra de revitalização da orla às margens do Rio Araguaia, no Bairro Beira Rio. O objetivo da postagem é conscientizar a população que vandalismo é crime, além de orientar para denúncias, uma vez que o próprio cidadão é quem custeia a manutenção.

Com a imagem do ato e dizeres “não foi legal”, a autora da publicação, a prefeitura, parabenizou o relacionamento e reforçou. “Mariane & Elias, o município de Alto Araguaia deseja sucesso ao relacionamento de vocês, mas por favor, pedimos encarecidamente que não depredem o patrimônio público para expor este nobre sentimento”. A postagem criada encaminha os usuários para o canal de denúncia, através do 190. No local também existem outros danos no mesmo ato.

A peça está entre as mais engajadas e representa as estratégias do departamento de assessoria de comunicação da prefeitura, a de prestação de serviços de utilidade pública, informação e humor. De acordo com as estatísticas do facebook, a publicação alcançou mais de 6.800 pessoas conforme o número de curtidas (306), comentários (74) e compartilhamentos (77). Atualmente a página possui 3.481 seguidores. Está não é a primeira vez que a fanpage publica peças com tom de humor.

“A população precisa entender que isso não é uma brincadeira de jovens, mas sim um crime. O caso foi uma oportunidade de aliar humor e abrir espaço para diálogo e conscientização. Estamos num período onde a arrecadação diminuiu e precisamos driblar situações para melhor aplicar os recursos, mas atos como este dificultam o trabalho”, comenta o coordenador de comunicação da prefeitura, Réulliner Rodrigues.

Desde o início da atual gestão, os perfis oficiais do poder executivo municipal expandiram para outras plataformas. Além do facebook, o departamento conta com instagram, whatsapp, e ganharam um perfil mais informal, que tenta se aproximar do público virtual e da realidade do município.

Ao compartilhar, uma seguidora da página chamou a atenção para o cuidado com a cidade. “Adorei a publicação. Queria que acontecesse isso mais vezes. Como as pessoas fazem isso em local público, onde nós temos a obrigação de zelar e cuidar, principalmente nas escolas”, questiona. Outra internauta também está atenta aos direitos e deveres. “Infelizmente várias pessoas não entendem que estamos destruindo nosso patrimônio, sem contar o desperdício do dinheiro público. Isto é uma pena”, diz.

Os seguidores entraram no jogo, se divertiram e orientaram. “Grande Mariane e Elias. Só não podem sair rabiscando por aí”, escreveu uma seguidora. Ao desejar felicidades ao casal, outro internauta lembrou do evento anual realizado pela prefeitura. “Avisem aos pombinhos que todo ano tem casamento comunitário”, brinca.